29 de maio de 2007

AK-47

O AK-47 (do russo Avtomat Kalashnikov; o 47 refere-se ao ano de criação da arma), é um rifle de assalto de calibre 7.62 x 39 mm criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido por uma indústria russa chamada IZH. Este rifle teve seu uso popularizado por muitas nações do bloco comunista na Guerra Fria, mas ainda é largamente utilizada em muitos países, inclusive no Brasil, onde tem sido visto com freqüência em posse de traficantes de drogas.

A título de curiosidade, o próprio Kalashnikov – na época do regime soviético – não teve direito a receber sequer um centavo em royalties sobre a venda do rifle que leva seu nome; este foi reproduzido em inúmeros países do bloco comunista (entre elas, Pacto de Varsóvia, China e Coréia do Norte) e tem sido louvado por especialistas por sua praticidade (não requer mais de um minuto para ser armado por um soldado com prática) e resistência a água, areia e lama, bem como por sua manutenção fácil. Pesa, em média, 4,3 kg (sem o carregador de munição, que pode conter 20, 30 ou 99 cartuchos), tem um raio de ação útil superior a 1,5 km e é capaz de disparar até 600 tiros/minuto. A velocidade do projétil na boca do cano é de 721 m/s, com munição calibre 7.62 x 39 mm (cartucho curto, padrão russo).

Em comparação a seu maior rival, o fuzil de fabricação norte-americana M-16, o AK-47 tende a ser mais confiável e mais resistente aos elementos acima citados, também exigindo menos cuidados de limpeza e manutenção.

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/AK-47

http://www.izhmash.ru/eng/product/akm.shtml

http://www.enemyforces.com/firearms/ak47.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário